quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Lançamento do livro "Histórias e Memórias de Rodeio"

Foto divulgação editora Uniasselvi
Será lançado na data de hoje, 19 de outubro de 2011, o livro “Histórias e Memórias de Rodeio”, da escritora Iracema Maria Moser Cani, pela editora do Grupo UNIASSELVI, no Espaço Cultural Vitrúvio do Centro Universitário Leonardo da Vinci, em Indaial, SC. Na ocasião, o Gruppo Folk Trentino di Rodeio estará apresentando as suas danças folclóricas trentinas. 

"O livro faz parte da coleção Memórias do Vale, da Editora UNIASSELVI. Com 425 páginas, a obra apresenta informações sobre o processo de colonização do município de Rodeio, as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes trentinos na chegada ao Brasil, fotos antigas e reprodução de documentos importantes para a história rodeense. De acordo com a autora, pesquisas inspiradas em outros autores e, principalmente, relatos orais, contribuíram para a formatação dos capítulos. A proposta do livro é estabelecer “um novo fio da meada interrompida, que nos permite reatar a linha do tempo através das letras”, escreve a autora na introdução. Rodeio é uma das cidades mais italianas do Brasil, onde o dialeto trentino dos colonizadores – que chegaram em 1875 – é ainda falado. A culinária e os costumes italianos também são marca registrada do município, que conta com aproximadamente 11 mil habitantes". (fonte: http://www.grupouniasselvi.com.br/pt_br/noticias.php?show=1969).

A dona Iracema relatou-me na última festa La Sagra (setembro de 2011) que o livro é a concretização de vários anos de trabalho, estudo e pesquisa, por várias vezes interrompidos devido à gama de compromissos ao qual ela está engajada (além de escritora, Cani é a presidente da Federação dos Circolos Trentinos no Brasil). Disse-me também que a sua preocupação é manter viva a história e a memória da cidade para que tudo o que sabemos hoje acerca dos nossos antepassados não se perca no tempo e que as próximas gerações possam ter em mãos um instrumento que os ligue ao passado.

De fato esta é uma obra que tem por relevância preservar a cultura, a história e a memória do município de Rodeio construído com muito esforço e trabalho dos seus colonizadores trentinos. 

Professor Josimar Tais  

Saiba mais sobre a História da cidade de Rodeio nesse link: http://professor-josimar.blogspot.com/2011/03/historia-da-cidade-de-rodeio.html 

2 comentários:

Prof. Adinalzir disse...

Esse é mais um belo exemplo de preservação da história local. Meus parabéns pela iniciativa muito louvável da autora!
Um grande abraço, Prof. Josimar!

Leonardo Oliveira disse...

Passando para prestigiar o blog. Uma das funções da História é resgatar a memória, por isso parabenizo a dica de leitura.